15/06/2018

Amamentação depois da UTI neonatal


Amamentar não é fácil. E quando, depois que o bebê já consegue mamar, ele precisa passar por uma UTI? Como retomar o processo da amamentação? Conheça a linda história da Gabriela e do seu filho Bernardo.

Olá, queridas!

Hoje eu queria compartilhar com vocês esta foto, que é um marco em minha história enquanto mãe. Bernardo com 15 dias de vida ficou internado na UTI NEO por longos 10 dias, vítima de bronquiolite.

Nós, que ainda estávamos nos conhecendo, fomos bruscamente afastados, devendo obedecer somente a alguns horários permitidos nas visitas da UTI. Nós, que ainda estávamos adaptando a amamentação, fomos bruscamente desligados. Do nosso cheiro, do estímulo da sucção, do alimento.

Foi colocado sonda para ele se alimentar, mamadeira com fórmula e chupeta tempo integral (apesar de eu não gostar nem um pouco dessas atitudes tomadas pelos profissionais do hospital, não tinha empoderamento nenhum naquela época e sequer consegui questioná-los).

Um dia após a internação meus peitos, que antes jorravam leite tempo integral, estavam murchos.
O pediatra liberou a oferta de LM pela sonda nos horários em que eu ali estivesse, e eu deveria ordenhar ao lado daquela incubadora onde meu pequenino lutava para viver.

Eu chorei. Chorei porque eu não sabia ordenhar. Chorei porque meu peito "não tinha leite". Eu me senti um fracasso.

Até que uma das únicas profissionais 'humanas' daquele lugar me viu em desespero e me permitiu pegar meu filho no colo, após 4 dias sem nos tocarmos, e oferecer o peito pra ele.

Meu esposo registrou esse momento. Eu lembro de pegá-lo no colo como se aquela fosse nossa primeira vez. Mesmo em meio a uma super confusão de bicos, de fluxo e tudo mais, ele conseguiu abocanhar o peito. Eu segurava para ajeitar da melhor forma para que ele conseguisse se alimentar.
Eu sinto que, por muito pouco, nossa história nessa ainda curta caminhada da amamentação não teve um fim triste. 

Hoje faz um ano que esta foto foi tirada, e nós caminhamos para os 13 meses de leite Materno em livre demanda. Eu sei que nem todos os dias são fáceis, muito pelo contrário. 

Nos dias bons, amamentar é eterno.

Nos dias ruins, amamentar é necessário. Seguimos um dia de cada vez.

Obrigada, queridas, por todo o conhecimento partilhado neste grupo!


Gabriela Fontenele Jovanini, mãe do Bernardo.

Gabriela nos autorizou a publicar esse depoimento que foi primeiramente escrito para o grupo Matrice no Facebook. O Grupo Matrice é um grupo de apoio a amamentação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário